1 – Textos Notícia

  • Os textos noticiosos são imparciais, objetivos e diretos, sem opiniões e adjetivos.
  • Palavras estrangeiras ficam em itálico.
  • Citações são colocadas em itálico e entre aspas duplas.
  • Aspas simples apenas em expressões incomuns, ditados, gírias.
  • Os textos têm pelo menos 4 parágrafos, de pelos menos 4 linhas.
  • Nariz de cera não é bem-vindo, vá direto ao ponto.
  • Períodos curtos são preferidos, utilizem mais ponto final e menos virgulas.
  • Textos longos contém subtítulos (H2, H3)
  • Textos alinhados a esquerda.
  • Palavra chave do texto em negrito e se for o caso hiperlinkado

2 – Textos Opinião

  • Os textos opinativos devem seguir as mesmas regras estéticas dos noticiosos.
  • O textos opinativos são adjetivados, com embasamento técnico e argumentos concretos.
  • Os textos opinativos são mais longos, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Referências que embasam a argumentação são necessárias, assim como comparações.
  • Os textos opinativos são produzidos por críticos e não refletem necessariamente a opinião do veículo.

3 – Entrevistas

  • As entrevistas seguem o mesmo padrão estético das notícias
  • As perguntas são em negrito e as respostas em itálico.
  • As entrevistas têm sempre um ponto chave e a partir dai as questões são desenvolvidas.
  • O texto contém um breve resumo, introdução do conteúdo da entrevista no início e depois seguem as perguntas/respostas integralmente, no formato ping-pong.

4 – Colunas

  • Os textos das colunas são produzidos por colunistas parceiros e independentes.
  • Os colunistas são orientados a seguir as normas do Manual de Redação e o Código de Conduta do Grupo Observatório, além Código de Ética dos Jornalista.
  • O conteúdo das colunas são de total e irrestrita responsabilidade do colunista

5 – Títulos

  • Priorizar a ordem direta (Sujeito + Verbo + Predicado).
  • Contém a palavra chave.
  • Não são muito longos
  • Os números são escritos por extenso (UM).
  • Citações são entre aspas duplas.
  • Aspas simples apenas em expressões incomuns, ditados, gírias.

6 – Linha Fina e Chapéu

  • O chapéu é uma palavra ou expressão chamativa, impactante, que resume o texto.
  • A linha fina é um complemento ao título, traz uma nova informação para o leitor.
  • Não repita a mesma informação no título, linha fina e chapeu.
  • Não exagere no tamanho da linha fina, mas também não seja tão econômico.

7 – Números

  • Nos textos os números cardinais devem ser expressos por extenso até nove e em algarismo a partir do 10.
  • Os números ordinais devem ser expressos da mesma forma.

8 – Datas

  • As datas são expressas assim:
  • Segunda-feira (21).
  • 25 de dezembro de 2020.

9 – Horas

  • As horas são expressas assim: 14h, 20h30.

10 – Abreviaturas

  • As abreviaturas seguem a ordem nome completo + abreviação: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

11 – Fontes

  • As fontes são obrigatoriamente citadas no texto (nome do autor do texto + nome do veículo)
  • Não é permitido copiar e colar (CTRL/C – CTRL/V).
  • O texto pode conter o hiperlink da fonte original, mas este deve ser marcada como abrir em uma nova aba.
  • A edição dos textos consiste em utilizar as informações da fonte original para criar um texto próprio, buscar novas informações, fazer uma suíte.
  • Publicar apenas a mesma informação, sem acrescentar nada, não faz sentido e não é recomendado.
  • Checar e apurar a informação com as partes envolvidas na pauta é obrigatório.
  • O contato com as fontes é feito por e-mail ou mensagem e sempre arquivado como registro do contato.
  • Em caso de ligação via telefone, é necessário registrar e formalizar o contato via e-mail.
  • Os textos só são publicados quando todas as partes envolvidas foram contactadas e de preferência quando as respostas forem recebidas.

12 – Fotos

  • As fotos destacadas são retangulares, na proporção 16:9, com largura mínima de 1.200. O tamanho mínimo ideal é 1.200×675.
  • Imagens com boa qualidade, nítidas, chamativas e coerentes com o texto.
  • As imagens contém: Título, Legenda, Texto Alternativo, Descrição e Crédito que devem ser preenchidos corretamente e obrigatoriamente.
  • Em foto específica é utilizado legenda específica, em foto genérica é utilizado legenda genérica.
  • Em hipótese alguma altere os dados de uma imagem que já está na biblioteca
  • Os textos têm obrigatoriamente pelo menos uma imagem destacada.
  • Quando houver mais de uma imagem, ela é inserida ao longo do texto e pode ser de tamanhos e formatos diversos
  • Mais de três imagens dentro do mesmo tópico, preferencialmente cria-se uma galeria.

13 – Vídeos

  • Alguns textos podem conter vídeos quando eles contribuem como complemento da informação.
  • Os vídeos são inseridos, preferencialmente, no final do texto.
  • Procure, sempre que possível, incluir um vídeo do nosso canal no Youtube.

14 – Rede Sociais

Alguns textos podem conter posts das redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) quando eles contribuem como complemento da informação. Inclua o link url e, caso seja algum assunto que pode ser apagado pelo autor do post, prefira fazer um print e subir como imagem dentro do texto.

15 – Hiperlinks

  • Os hiperlinks são muito importantes para o ranking do Google e também para a geração de tráfego entre os sites do Grupo Observatório e no próprio site em questão.
  • É importante a inserção de hiperlinks na palavra chave do texto e outras palavras e nomes relevantes direcionando para a página da tag ou categoria sobre aquele assunto.
  • No caso de palavras-chave que contenham páginas específicas no site, insira o link da página.
  • No caso de nomes de programas da TV e novelas, prefiram inserir hiperlinks do Observatório da TV.
  • No caso de nomes de famosos brasileiros, prefiram inserir hiperlinks do Observatório dos Famosos.
  • No caso de nomes de filmes ou astros de Hollywood, prefiram inserir hiperlinks do Observatório do Cinema.
  • No caso de nomes de séries, prefiram inserir hiperlinks do Observatório de Séries.
  • No caso de nomes de música ou cantores, prefiram inserir hiperlinks do Observatório de Música.
  • No caso de nomes de Jogos/Games, prefiram inserir hiperlinks do Observatório de Games.
  • No caso de nomes de Teatros, prefiram inserir hiperlinks do Observatório do Teatro.
  • No caso de nomes ou assuntos relacionados ao universo LGBTQIA+, prefiram inserir hiperlinks do Observatório G.
  • Além dos hiperlinks na palavra chave é ainda mais interessante hiperlinkar uma frase curta, que leva para um publicação relacionada àquela frase.
  • Escreva bons textos para os links: evite termos como clique aqui, saiba mais.

16 – Tags

  • As tags devem ser específicas, sem exageros. Ela servem para filtrar o conteúdo dentro do site e também ajuda no ranqueamento do Google. Geralmente, nas tags colocamos a palavra-chave do texto e algumas outras palavras que representam o conteúdo do seu texto. Não crie novas tags sem necessidades, não faça variações da mesma tag.

17 – Categorias

  • Escolha sempre a categoria correta e apenas uma opção
  • Cada site possui suas próprias categorias
  • Notícias entram na categoria Notícias.
  • Críticas entram em Críticas.
  • Entrevistas entram em Entrevistas.
  • O colunista possuem suas próprias categorias.

18 – Taxonomia

  • As taxonomias foram criadas para ajudar na organização do conteúdo do site
  • Cada site possui suas próprias taxonomias específicas
  • Marque sempre a taxonomia correta

19 – Plugin SEO

  • O Título deve preferencialmente ficar no tamanho mais próximo possível do ideal recomendado e conter sempre a palavra-chave. É recomendável que seja diferente do título principal e do título alternativo. Esse será o título que vai aparecer nos resultados de buscas do Google e no navegador. O título do post (principal ou alternativo) é o que aparece no site, nos cards do Google e nas redes sociais.
  • A descrição é um breve resumo do texto e sempre deve conter a palavra-chave e a ideia central do seu texto. É o texto que aparece no Google e nas redes sociais.

20 – Outras dicas de SEO para o conteúdo

  • Escreva para as pessoas.
  • Procure entender o que elas buscam e como buscam. E elabore um texto que atenda as expectativas dos usuários.
  • Procure destacar partes importantes do texto em negrito ou itálico (observando as regras deste manual).
  • Quando possível, use subtítulos para separar os assuntos do texto (tags H2 em diante).
  • Quando possível, use listas de tópicos ou resumos. Isso ajuda o leitor a ter uma visão geral do que vai encontrar no seu artigo.
  • Quando possível, use hiperlinks de autoridade que complementem o conteúdo. Isso demonstra que o autor se dedicou na elaboração do texto além de ser útil para os leitores que desejam se aprofundar no assunto.
  • Mistério só para conseguir o clique. O conteúdo da publicação deve ser objetivo. Cative a atenção do leitor com um texto fácil de ser lido, parágrafos pequenos e bem conectados, com as informações principais fáceis de serem encontradas. Os leitores costumam pegar uma visão geral do texto antes de iniciarem a leitura.
  • Pesquise como as pessoas tem procurado pelo assunto que será abordado. Isso pode ser encontrado facilmente na página de resultados de uma pesquisa no Google: pesquisas relacionadas, “as pessoas também procuram por” e no autopreenchimento.
  • Também é possível obter informações no Google Trends, de maneira secundária.
  • Use os mesmos termos (palavra-chave) na construção do conteúdo, sempre que possível e especialmente nos títulos. Se os usuários buscam por “onde assistir”, não use “como assistir”. A diferença é pequena, porém o Google entregará o que estiver mais próximo da busca do usuário se houver conteúdo de qualidade semelhante disponível.
  • Use a opção Buscar com o Google na barra do painel para encontrar conteúdos do site em ordem de relevância para o Google.
  • Ou faça uma pesquisa direta no Google, por exemplo, desta forma: “melhor programa site://observatoriodatv.uol.com.br”.
  • Use os conteúdos relevantes – e bem posicionados ou que tiveram uma boa audiência – para criar hiperlinks de qualidade para as publicações mais recentes.
  • Assuntos factuais podem gerar várias notas em um prazo curto de dias. Neste caso basta atualizar as notas anteriores com hiperlinks para as mais recentes e vice-versa.
  • Em conteúdos programáticos (ou “evergreen”) que são relevantes no longo prazo, é recomendado criar uma única publicação que abranja todos os tópicos relacionados:
  • Por exemplo, crie uma única publicação sobre “Como funciona a Globoplay ou Tudo sobre a Globoplay” ao invés de criar conteúdos separados como “Quanto custa a Globoplay”, “O que é a Globoplay”, etc.
  • Por fim, evite cair em ciclos viciosos por causa da audiência passada. O que foi bem ontem não vai necessariamente se repetir hoje. Esteja sempre pronto para um novo assunto.